Saiba por onde começar a reforma do seu apartamento novo!

Você finalmente conseguiu realizar o sonho de comprar um apartamento novo e não vê a hora de dar o próximo passo?

Demolição, escolha de pisos, decoração: esses são alguns procedimentos comuns de uma reforma de apartamento novo. O sonho da sala ampla para reunir familiares e amigos, do quarto confortável para momentos de descanso e da varanda ideal para o lazer, devem ser pensados com cuidado a fim de que o ambiente atenda suas necessidades.

Pensando nisso, elaboramos um passo a passo para guiar você nesse momento tão especial. Confira:

 

Análise do apartamento

A reforma vai além de pensar em decorações e inspirações de determinados estilos. Existem alguns passos que você deve ficar atento, como:

-Legislação do condomínio: Nenhuma obra deve ser iniciada antes de entender as regras do condomínio. Para isso, você deve entrar em contato com o síndico ou manual do proprietário para entender o que pode ser feito naquele ambiente. Por exemplo, se o apartamento for de bloco estrutural, não será possível demolir nenhuma parede.

-Tamanho do apartamento: É de extrema importância entender os potenciais e limitações daquele espaço antes de dar início a uma reforma, ainda mais se você for reformar um apartamento pequeno. O indicado é contratar um arquiteto para uma análise certeira do ambiente e elaboração de um projeto.

 

Planejamento é a peça chave!

Não tome nenhuma decisão importante sem planejar. Sabemos que a empolgação é grande, mas existem algumas perguntas que devem ser respondidas antes de dar início a uma reforma:

 

-Quais ambientes serão reformados?

-Quais profissionais estarão nesse projeto?

-O que será modificado?

-Será necessário ficar em outro lugar durante o período de obra?

Tendo o planejamento em mente, as chances da reforma desandar a ponto de causar um prejuízo financeiro são pouquíssimas.

 

Defina o orçamento

Esse tópico conversa com o anterior. Entenda qual é a sua realidade financeira e quanto está disposto a gastar nesse momento.

Nesse sentido, a figura do arquiteto é essencial para o controle. Primeiramente, você deve informar o valor disponível para investimento e o que pretende fazer com o ambiente. A partir disso, o profissional planejará um espaço que corresponderá às suas necessidades, evitando gastos extras.

Dica: Reserve um orçamento a mais do que o previsto inicialmente. Geralmente reformas bem planejadas não geram gastos extras, mas o recomendado é guardar um valor para casos de emergência que podem surgir durante a obra.

 

Contrate profissionais de qualidade

Sabe aquele famoso ditado “o barato pode sair caro”? É totalmente verdadeira!

Evite economizar com profissionais ou contratar aquele famoso vizinho que entende um pouco de obra.

Para a reforma do seu apartamento novo, busque uma empresa que disponibilize profissionais de confiança da arquitetura, engenharia e construção civil, como a Construttoria. Dessa forma, você economiza tempo, dinheiro e garante a qualidade do serviço.

 

Pesquise sobre os materiais

Quais materiais serão utilizados? De que forma serão empregados? Essas são perguntas importantes para se ter em mente antes da reforma.

Essa etapa está inclusa no momento de definir o orçamento. Nunca compre material antes de começar a reforma. Siga o planejamento estipulado inicialmente e evite desperdícios ou compras erradas.

 

Dicas Extras – Checklist Reforma de Apartamento Novo

Os passos citados anteriormente são essenciais para entender por onde começar a reforma. Conciliando com as etapas a seguir, você irá garantir o ambiente dos sonhos sem estresse e dor de cabeça. Confira:

Etapa 1: Demolição

Sua obra envolve alterações em paredes, pisos, revestimentos ou infraestrutura? Então essa etapa deve ser a primeira!

Lembre-se que a demolição é coisa séria e deve ser feita por profissionais especializados que entendem a estrutura do prédio e se a parte retirada não é responsável por parte da sustentação do edifício.

Etapa 2: Hidráulica e Impermeabilização

Nessa etapa é imprescindível ter em mãos o projeto que define o local exato de cada tubulação, diâmetros e material. Não economize nos materiais e anote o caminho das tubulações para as manutenções futuras.

Em relação à impermeabilização, é necessário que seja feita em todas as áreas molhadas do apartamento para evitar infiltração.

Etapa 3: Elétrica

A elaboração da parte elétrica do apartamento é uma das etapas mais importantes, pois um mau planejamento pode causar incêndios e choques. Não permita improvisos nesse momento!

 

Etapa 4: Revestimentos

Finalmente é a hora de colocar os revestimentos nas paredes. Nessa etapa seu apartamento começa finalmente a tomar forma.

O momento é indicado também para trocar portas internas, instalar torneiras, cooktop, bancadas, entre outros. Após o Gesso, é hora de instalar o revestimento do piso.

Etapa 5: Gesso

O gesso é importante para distribuir a iluminação dos ambientes e gera um ótimo conforto térmico e acústico.

 

Etapa 6: Pintura

O fim da reforma está próximo! As cores do seu apartamento expressam sua personalidade e as características que você quer empregar ao espaço, portanto escolha-as com cuidado e ajuda profissional.

Dica: No caso de decoração de apartamento pequeno, cores claras ajudam a ampliar o ambiente.

Etapa 7: Equipamento e acessórios

Última etapa para finalizar a reforma! É agora que você deve instalar a luminária, armários, boxes, entre outros acessórios. Não esqueça de deixar tudo com a sua cara, viu?

 

Depois dessas dicas temos certeza que você já sabe por onde começar a reforma do seu apartamento novo!

Para que tudo corra dentro das expectativas, conte com um serviço de excelência para acompanhar todo esse processo: a Construttoria.

 

Solicite agora o seu orçamento na melhor empresa de reformas de São Paulo!

Você também pode gostar...

Conteúdos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir WhatsApp
💬 Precisa de Ajuda?
Construttoria
Olá 👋
Podemos te Ajudar?