Saiba Como Reformar A Cozinha Pequena Do Seu Apartamento

Imagina acordar depois de uma boa noite de sono, tomar um banho e se dirigir à sua cozinha para um café da manhã reforçado? Acrescente a esse cenário um ambiente com iluminação clara e natural, boa ventilação e fácil circulação que conferem paz e bom humor matinal. Parece um sonho, não é mesmo?

A cozinha de apartamento normalmente costuma ser um espaço mais reduzido, precisando de alguns cuidados específicos para se tornar um ambiente prazeroso. Afinal, nada pior do que um ambiente que não supre as suas necessidades.

Confira as dicas da Construttoria para reforma e decoração de cozinhas pequenas de apartamento:

Faça integração de ambientes 

Em uma reforma de apartamento, uma das alternativas mais viáveis é fazer a integração de ambientes. Essa característica de cômodos confere um espaço mais fluido, confortável e de fácil circulação, reduzindo possíveis problemas que um local pequeno pode apresentar.

As integrações mais comuns são de sala de estar e cozinha, ou sala de jantar e cozinha. Existem alguns projetos comuns, são eles:

  1. Utilização de mesmo piso nos ambientes para dar a ideia de unidade e amplitude
  2. Retirada de paredes para ampliação do espaço
  3. Uso da mesma paleta de cores para criar unidade na casa
  4. Ligação do ambiente a partir do uso de móveis, como sofá e estante.

Use cores mais claras

Já conversamos uma vez em nosso blog sobre como escolher cores certas para decorar a sua casa. As cores provocam diferentes sensações, sendo as claras caracterizadas por conferir amplitude.

Para a reforma de apartamento, em especial a cozinha, cores claras e contínuas (por toda a extensão da parede) são essenciais para essa sensação de um espaço maior e mais aconchegante. Algumas dicas para uso são o branco, cinza, amarelo claro e bege.

Preserve a circulação

Independente do cômodo em questão, a circulação é algo que deve ser pensado e planejado antes da reforma. Se tratando de cozinhas pequenas de apartamento, para evitar que o ambiente se torne sufocante e incômodo, algumas medidas devem ser pensadas.

Por exemplo, a medida de 90 cm entre a bancada e a marcenaria é considerada o espaço ideal para que o ambiente não fique apertado, sendo uma distância mínima para abrir o forno e a porta dos móveis. 

Aproveite os espaços verticais

As paredes devem, sim, ser utilizadas! Muitas pessoas esquecem os espaços verticais no momento de decoração do apartamento e acabam lidando com um espaço pouco organizado.

Para que a sua cozinha seja bem aproveitada, seguem algumas dicas:

  1. Opte por prateleiras para colocar sal, tempero, açúcar e sal, que são itens utilizados com frequência.
  2. Nichos abertos são excelentes para colocar o microondas ou mini-forno.
  3. Nichos com portas servem para guardar panelas, pratos e outros itens necessários.

Aposte em móveis planejados

Os móveis prontos são mais em conta, mas os planejados apresentam o grande diferencial de serem personalizados para o espaço. Para uma boa cozinha planejada, eles são uma excelente escolha que se adaptam às suas necessidades.

Considere eletrodomésticos multifuncionais

Seguindo a mesma ideia dos móveis planejados, os eletrodomésticos auxiliam a aproveitar melhor o espaço e otimizar o ambiente. Em um mesmo aparelho, você pode contar com diferentes utilidades, evitando que a cozinha fique com excesso de objetos.

Sendo assim, alguns exemplos comuns são: dispenser de água, lavadoras do tipo lava e seca e processadores que substituem moedor, triturador e liquidificador.

Essas são algumas das dicas da Construttoria para garantir que a sua cozinha pequena seja bem aproveitada.

Precisando de profissionais qualificados para a reforma do seu apartamento? Entre em contato conosco e faça o seu orçamento!

Você também pode gostar...

Conteúdos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *