Qual o melhor porcelanato para bancada de cozinha?

A bancada de porcelanato obtém cada vez mais e mais espaço dentro de casa por sua característica duradoura. Com uma variedade enorme de acabamentos, o material pode ser encontrado liso ou com texturas que imitam concreto ou mármore. 

Existem alguns tipos de porcelanato que você pode escolher para sua bancada, e para auxiliar em sua escolha no melhor para o seu ambiente, a Construttoria preparou esse artigo com cinco tipos e suas características principais. Confira a seguir:

 

Porcelanato técnico:

O porcelanato técnico, é o tipo de porcelanato que não recebe camadas de esmalte em sua superfície. Também conhecido como “toda massa”, esse porcelanato conta com alta resistência e baixa absorção de água. E além disso, é considerado o porcelanato técnico, é o mais adequado e recomendado para bancadas na cozinha, pois ele é submisso a altas temperaturas. Por esta razão, é  o material mais indicado para suportar panelas quentes entre outras fontes de calor. 

 

Porcelanato esmaltado:

Já pelo nome podemos perceber que esta variedade recebe uma camada de esmalte acima da peça. Além disso, algo que podemos notar é que esse porcelanato pode ser encontrado em superfície lisa ou áspera, assim como brilhante ou fosca. Porém, quanto mais lisa for a textura esmaltada, mais fácil sua manutenção diária.

 

Porcelanato polido:

Recomendado para áreas mais secas do local, caracterizado por uma superfície mais lisa.

Essa variedade recebe um polimento e uma camada de impermeabilizante, e também é um tipo que pode ser optado para a bancada de cozinha.

 

Porcelanato natural: 

O porcelanato natural é algo diferenciado das outras variedades. Ele não recebe nenhum tipo de acabamento. Por esta razão, o nome: natural. O porcelanato natural simula a textura e a cor das pedras. Eles existem em uma variedade grande de cores, desde os que se aproximam do mármore aos que parecem ter vindo diretamente de solos mais áridos de desertos.

Porcelanato EXT: 

Essa variedade é encontrada em áreas externas por não ser escorregadia. O porcelanato mais resistente e mais duradouro  de todos os outros. O EXT é impermeável, o que simplifica na hora da limpeza do material. A escolha do porcelanato ideal para a sua bancada, vai depender do local e do estilo que você deseja.

 

Dúvidas que a maioria tem referente ao porcelanato incluem: “E se manchar?” “Será que risca?” “Qual material preciso escolher?”

 

Confira a seguir algumas respostas para esclarecer a sua dúvida.

 

Bancada de porcelanato risca?

Infelizmente sim, o porcelanato tem a possibilidade de riscar. É um ótimo produto para bancadas, seja para cozinha ou banheiro. Porém, também está submissa ao risco. Por esse motivo é preciso muito cuidado, e é recomendado usar tábuas de madeira para cortes de alimentos.

Bancada de porcelanato é resistente?

A alta resistência é a melhor vantagem de uma bancada de porcelanato. Mais vantajoso ainda, é quando a bancada se localiza na cozinha.

É proporcional à receber panelas quentes, estar próxima a churrasqueiras, fornos, entre outras fontes de calor sem ramificações.

O que tem mais resistência: Granito ou Porcelanato?

Granito é algo ainda mais resistente que porcelanato. Mas, o porcelanato concede mais modernidade ao local. Uma vantagem é o porcelanato ser encontrado em custo abaixo que o granito, dependendo do modelo escolhido.

A Bancada de Porcelanato é barata?

Pela razão de seu movimento e sua instalação ser mais completa, a bancada de porcelanato acaba não sendo a opção mais barata. Existem modelos de granito mais acessíveis que o porcelanato. Por isso, é de suma importância pesquisar antes de realizar a compra.

O porcelanato é o mesmo do piso e da parede?

Sim. O porcelanato é um material versátil que pode ser aplicado desde piso, paredes, bancadas, entre diversas outras opções de itens.

As placas são as mesmas utilizadas, entregando a possibilidade de criar combinações entre o piso, parede e bancada.

Bancada de porcelanato mancha?

Assim como materiais como mármore, granito, a maioria dos porcelanatos  podem manchar caso tenham contato com produtos como ácido, ou cloro. É de suma importância ter atenção no que utilizar nas horas de limpeza.

É recomendado diluir produtos em água, não obter o uso de buchas metálicas e conferir rótulos de embalagens para evitar não somente manchas, mas também desgastes e ranhuras.

Como ficam as quinas?

 Para uma perfeita finalização de sua bancada, dê preferência ou instrua o seu fornecedor a produzir o uso do corte em “meia esquadria”. Também é recomendado que nas quinas o “canto vivo” seja evitado para amenizar a possibilidade de haver lascas e quebras nas pontas do porcelanato.

 

Sendo assim, agora que você esclareceu algumas dúvidas e conheceu tipos de porcelanatos, invista tempo pela procura da bancada perfeita para a sua cozinha. Confira alguns modelos para te inspirar:

Você também pode gostar...

Conteúdos

Abrir WhatsApp
💬 Precisa de Ajuda?
Construttoria
Olá 👋
Podemos te Ajudar?