Por que contratar um engenheiro para sua obra?

Quando temos problemas de saúde, você procura o médico. Ao considerar uma educação de qualidade, recorremos aos professores para nos ajudar. No entanto, quando planejamos nosso futuro, nem sempre pensamos que precisamos usar engenheiros para realizar nossos projetos. Neste artigo, a Construttoria irá explicar melhor  porque é tão importante ter o acompanhamento de um profissional habilitado e capacitado em todas as etapas do seu projeto. Saiba mais: 

  1. Segurança da construção

 A primeira coisa que se deve ter em mente ao iniciar uma obra: a segurança. Para garantir isso é necessário um engenheiro responsável  por definir os itens estruturais, as dimensões da fundação e selecionar os materiais mais adequados e as quantidades necessárias. Tudo isso para permitir que o edifício suporte seu próprio peso e seja o mais forte possível. 

Além disso, ter projetos sanitários, elétricos e de proteção contra incêndio (no caso de edifícios comerciais e industriais) também é essencial para garantir a segurança e funcionalidade do edifício. Durante o processo de construção, também é importante garantir a segurança e o bem-estar dos trabalhadores.

2. Planejamento

A etapa de planejamento é extremamente importante para que o projeto seja bem sucedido. Para um bom planejamento, é preciso um bom profissional que seja especializado e capacitado para apresentar um projeto eficiente e completo. 

Dentro desse planejamento é incluso todas as etapas como orçamento,  prazos, e dimensionamento da equipe e todos os serviços, isso fará com que você tenha  melhor controle do fluxo de caixa, além de tranquilidade ao trabalhar com os prestadores de serviço. 

  1. Legalidade da obra 

A anotação  de Responsabilidade Técnica (ART) para propriedades de construção e reforma é obrigatória. De acordo com a Lei nº 6.496 / 77, não é permitido iniciar serviços ou trabalhar sem o registro da ART no sistema CONFEA / CREA.

O ART também é um dos documentos exigidos pelo corpo de bombeiros do seu estado para obter ou renovar uma licença e é um dos requisitos básicos para as operações da empresa. Sem um engenheiro para assinar um projeto de construção, a licença de construção não pode ser obtida. Além de inseguro, o trabalho irregular também será multado e poderá até ser confiscado.

  1. Contratar um engenheiro gera economia 

Os cálculos obtidos  antes da construção garantem não só a segurança, mas também a economia de materiais na obra. Por exemplo, cálculos estruturais comprovam a economia do aço e do concreto. Além de tudo, obter um bom projeto pode reduzir custos futuros por meio de manutenções corretivas. Quando você termina seu trabalho sem um plano, geralmente têm mais sintomas, então suas despesas serão muito altas no futuro. 

Fora isso, um bom planejamento envolve soluções criativas e sustentáveis que resultem em economia para o proprietário do imóvel a médio e a longo prazo. Entre elas, a garantia de entrada de mais luz natural ao longo do dia;  a inclusão de um sistema de captação de água da chuva; ou ainda a utilização de painéis solares que poderão diminuir o valor das contas de energia elétrica e de água no fim do mês.

  1. Responsabilidade Jurídica

Dentro de um projeto profissional habilitado é contemplado a legislação vigente, as normas técnicas para sistemas hidráulicos, elétricos e de estrutura  e a fiscalização dos órgãos públicos. Isso ocorre, pois é necessário garantir a segurança e qualidade da obra, além de proteger o profissional segundo a visão jurídica. Além disso, é função do engenheiro evitar problemas com a lei, evitando paralisações, multas e processos. 

  1. Capacitação

Para ser um bom engenheiro é necessário obter experiência prática em planejamento e gerenciamento em execução de obras, além do conhecimento técnico. Outra vantagem, é a certeza que terá um acompanhamento de um profissional capacitado durante toda a obra, por conta disso seu imovel é valorizado além de evitar equipamentos e materiais desnecessários. 

   7. Qualidade e precisão  

Um engenheiro que é considerado um bom profissional faz uso das normas de desempenho e sabe qual material é correto para cada ambiente, isso significa: qualidade, durabilidade e principalmente valorização do imóvel.  

  1. Prazo 

Quando falamos em planejamento estamos nos referindo a economia de dinheiro e também de tempo. O projeto é dividido em várias etapas, sendo necessário organizar a divisão de tarefas para que se possa obter uma estimativa de prazo da obra e que seja concluída com agilidade e segurança. Um bom plano envolve antecipar problemas e apresentar soluções,  reduzindo  os riscos e diminuindo o tempo total da obra.

  1. Rede de Profissionais

Um bom engenheiro possui uma rede de profissionais e de fornecedores de confiança.Sendo assim, é possível realizar a compra de equipamentos e materiais de forma rápida, além da indicação de diversos profissionais para os diferentes tipos de serviços.

Existem casos em que a rede de profissionais é contratada em parceria, oferecendo benefícios e descontos ao contratante.

Esperamos que após todos os motivos acima mencionados, você entenda a importância de contratar um engenheiro para sua obra. E não deixe de conferir o nosso blog para mais dicas de reforma! 

 

Você também pode gostar...

Conteúdos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *