Quais os primeiros passos para construir uma casa?

Comprar um imóvel é o desejo da maioria dos brasileiros, mas construir uma casa da maneira que você sempre imaginou é um sonho maior ainda. Normalmente, quando nos deparamos com a escolha entre comprar e começar do zero, algumas questões surgem, as principais são “Como construir uma casa?” E “Devo cuidar de todo o processo?”. 

A resposta é simples: sim, desde que você planeje e tenha profissionais qualificados para ajudá-lo a lidar com diversos fatores como maquinário, preparação, planejamento, montagem e mão de obra. Sendo assim,  para ajudá-lo a pensar melhor e se organizar para construir a casa dos seus sonhos, a Construttoria preparou esse artigo para te ajudar nessa etapa. Se você vai construir, acompanhe agora nossas dicas e aprenda quais devem ser os primeiros passos para começar:

  • Escolha do terreno

Em primeiro lugar, para construir a casa dos seus sonhos, você precisa escolher um local. A escolha do terreno é a base para a construção de um imóvel e, o mais importante, para atender às expectativas.

 É muito importante compreender o desnível do terreno, a qualidade do solo e a área e localização permitida para a construção de casas. Todos esses detalhes afetarão a obra e o valor final. Para quem não tem certeza sobre como fazer essas escolhas, uma boa dica é pedir ajuda ao arquiteto.

 Avalie os sistemas de solo, água e esgoto, estradas próximas ao local e a estrutura geral. Desta forma, você pode ver se você precisa de terraplenagem, fossas sépticas, etc. Procure exemplos semelhantes ao seu projeto imobiliário no mesmo local ou próximo, e tenha profissionais que possam garantir a qualidade e as boas condições do terreno.

  •  Faça um planejamento adequado

O primeiro passo para iniciar a construção é o planejamento. É por meio dele que você terá uma previsibilidade de despesas para entender quanto investimento e economia serão necessários. Uma boa organização inclui todas as etapas de uma obra, desde a seleção do terreno até a conclusão de toda a casa. Idealmente, liste todos os materiais e ideias necessários para o design de cada cômodo.

Contratar bons profissionais também é fundamental para manter o plano em ordem. Além disso, o planejamento apropriado se inicia muito antes da construção. 

É preciso fazer um planejamento financeiro, entender todas as formas possíveis de aquisição e lembrar que um projeto desse porte requer tempo e atenção. Portanto, fale com arquitetos, corretores imobiliários, jardineiros e engenheiros. Passando por essas situações todos os dias, eles podem te auxiliar (e muito) a determinar os custos e despesas envolvidos no processo.

  • Contrate um arquiteto para fazer o projeto

O monitoramento técnico durante a construção da casa é mais que segurança,é uma exigência da legislação brasileira. Portanto, após definir o orçamento,  é essencial que contrate um arquiteto para fazer o projeto da casa. Profissionais qualificados ficarão responsáveis ​​por escrever todos os seus desejos e sonhos no papel, permitindo-lhe construir uma casa da mais alta qualidade que vai de encontro às suas expectativas.

 Arquitetos e urbanistas não se preocupam apenas com a beleza da obra. Ele também fornece orientação, planejamento e projeto de acordo com as condições do terreno e suas necessidades. Seu treinamento permite a aplicação da melhor tecnologia, garantindo conforto, sustentabilidade e otimizando o espaço disponível.

  • Projeto e documentação

Ao construir uma casa, é necessário ter em mente que você precisará cumprir com suas obrigações jurídicas e que isso é extremamente importante no planejamento, pois será através da aprovação e formalização da obra que irá conseguir construir o imovel.

Nesta etapa, você deverá obter licenças e alvarás da obra, conforme as normas e exigências dos órgãos municipais competentes, além da realização de pagamentos das taxas, emolumentos legais e dados da documentação jurídica e cadastral do terreno.

  • Defina um Cronograma

O cronograma é essencial pois com ele é possível visualizar e entender os passos que precisarão ser executados, além de manter a organização de todas as etapas. O cronograma deve ser feito da seguinte forma:

  • Fundação : A etapa de fundação é responsável pela sustentação. Nela é feita a preparação do terreno e a realização da fundação e construção do alicerce, no qual servirá de base para a construção;
  • Alvenaria: etapa em que ocorre o levantamento das paredes, colocação de laje e pontos estruturais do imovel;
  • Laje e telhado : Tem grande importância para a conservação do imovel pois conclui a parte estrutural da casa. Deve ser feito de acordo com o especificado projeto arquitetônico;
  • Elétrica e hidráulica : A parte da elétrica e hidráulica exige extremo cuidado em sua execução, portanto opte por profissionais capacitados e evite erros e problemas posteriores;
  • Acabamento : Por fim, temos o acabamento, que demanda muita mão de obra e pode ser longo, complexo e caro. Nesta etapa ocorre  colocação de pisos e revestimentos, pintura, nivelamento das paredes e muito mais.

Por fim, lembre-se que o planejamento é a chave para construir seu imóvel. Um bom planejamento previne erros, garante o total aproveitamento do terreno, evita desperdício de materiais e, consequentemente, economiza dinheiro. Fique de olho nos nossos posts para conferir mais dicas de construção. 

 

 

 

 

 

 

 

 

Você também pode gostar...

Conteúdos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *