Existem grandes desafios, quando se trata do assunto de marketing de engenharia. Começa com a definição das estratégias corretas até a redação da melhor cópia de vendas, é preciso muito trabalho não só para construir, mas também manter uma estratégia de marketing bem-sucedida, para sua empresa de engenharia.

Desenvolva Personas de Comprador

Ter um bom início de plano de marketing de engenharia é essencial e nunca deve ser esquecido. Inicie seu plano de marketing, definindo as “Personas do Comprador” sendo o perfil completo do seu cliente ideal (fictício) para o seu negócio, representa o seu público-alvo. Diferentes áreas de atuação de engenheiros, obviamente têm diferentes clientes. Os engenheiros mecânicos terão um público-alvo diferente dos engenheiros civis.

Afinal, uma empresa de engenharia civil pode fornecer produtos para diferentes categorias de clientes: gerente de canteiro de obras ou para uma empresa de construção.

Você precisa saber para quem direcionar seu conteúdo, assim terá grandes oportunidades de alcançá-los. As personas do seu comprador irá dividir informações simples como: disciplina e indústria. Você pode considerar fatores psicológicos como: objetivos diferentes e temperamento.

É uma mistura de demografia e psicologia. Você precisa trabalhar com seus compradores para entender o que eles desejam. Assim, você pode agendar entrevistas e realizar pesquisas. De qualquer forma, seu objetivo final é o mesmo, é preciso saber o que seu cliente deseja e por que está lutando para consegui-lo.

Crie um blog de engenharia

Um blog sempre será um impulsionador de “leads” e conversões. Seu conteúdo deve abordar as questões da área de engenharia, para as quais seus clientes em potencial buscam soluções.

Dica Importante

Crie artigos em seu blog regularmente, se os seus conteúdos valem a pena serem lidos, seus clientes em potencial vão querer ler mais!

Manter um blog ativo é difícil na indústria de engenharia. Encontrar engenheiros que combinem o conhecimento técnico e habilidade literária, para escrever artigos detalhados de blog é muito difícil. Aproveite essa oportunidade para refletir, quantos de seus amigos engenheiros têm dedicado tempo para criar um artigo em um blog e concluir suas próprias tarefas de engenharia?

O conteúdo de um blog deve representar a área de atuação de sua empresa. Seus clientes irão analisar suas habilidades de redação e se tem relevância em seus conteúdos. Se você não é especialista na área, a melhor alternativa será contratar um escritor para produzir seus conteúdos e isso terá um custo.

Analise bem, quais são suas prioridades e garanta que o redator saiba o suficiente sobre a área que sua empresa atua ou forneça toda sua experiência, principalmente se for um assunto mais complexo.

Garanta que seus artigos sejam simples e de fácil compreensão. Tudo é uma questão de segmentação, olhe para o público-alvo procure inspirá-los a embarcar na carreira de engenharia. Além de fazer parte de uma boa estratégia de marketing. Procure manter a simplicidade e torne os artigos do seu blog fáceis de digerir.

Impulsione o conteúdo com e-mail marketing

 

Você pode  achar muito difícil convencer seus clientes com o e-mail marketing, principalmente se for obtendo baixas taxas de abertura ou se ainda não souber qual o seu ROI, isso fará com que pareça uma perda de tempo. Consulte seu gerente de marketing e com ele, analise o orçamento e a geração de leads.

Os profissionais de marketing sabem muito bem como convencer as pessoas, utilizam toda sua criatividade em seus serviços. Considere que o trabalho de um engenheiro, pode ser vendido de uma forma completa com alto valor, mas também em escopos menores, por isso você pode vender esse serviço muito bem, mas demandará um Investimento proporcional a esse valor.

Uma empresa de engenharia deve ter um plano e-mail marketing. Envie vários boletins informativos e atenciosos, que tenha relevância e que seja envolvente. Divulgue a seus clientes, conteúdo importante com alguns recursos gratuitos.

Utilize e-mails direcionados

Você deve usar e-mail direcionado que tenha conteúdo de qualidade, para obter autoridade em sua área de atuação. Procure oferecer um conteúdo exclusivo, que aconselhe e envolva o leitor. É muito importante manter contato com todos os seus leads, só porque alguém não está contratando seu serviço, não significa que ele está perdido.

Antes de contratar um serviço de engenharia completo ou em partes menores, os clientes realizam pesquisas bem detalhadas e extensas, no final escolherão a empresa que forneceu as informações mais úteis, por isso cada chamada que fizer ou cada e-mail que você enviar, deve ter um propósito claro com um propósito bem definido. Não precisa pressionar as pessoas a comprar seu serviço, mas certifique-se de ter um objetivo mensurável.

Lembre-se

Não bombardeie a caixa de entrada de seus clientes em potencial excessivamente, mas equilibradamente e de forma espaçada. Exagero e incomodo, terá um efeito contrário de sua chamada.

Use conteúdo patrocinado

Outra estratégia de marketing de engenharia interessante, que você pode utilizar é o conteúdo patrocinado. É onde você mistura seu produto na publicação de outra empresa. Realize parcerias com empresas boas, que ajudem a patrocinar e aumentar a reputação da sua marca.

O objetivo de um artigo, é mostrar o impacto que a sua marca está tendo na área que a sua empresa atua, utilize essa informação pode entreter os seus leitores. O conteúdo patrocinado é uma estratégia que funciona muito bem, porque foge da norma de publicidade invasiva, abrindo um leque de possibilidades e faz com que os profissionais de marketing, pensem em maneiras diferentes de exibir conteúdo.

Considere a segmentação de seus anúncios e público alvo. Fazendo isso, você garantirá que os leitores da sua publicação tenham interesse em seu produto, ou de serem mais facilmente convencidos a considerar sua oferta de serviço.

Ao desenvolver um conteúdo atraente que prenda seus leitores, eles o verão como um profissional que se destaca na sua área, além de um redator de conteúdo ou um vendedor insistente, tentando gerar mais negócios.

As armadilhas

É preciso ficar atento as armadilhas em algumas formas de publicidade, porque alguns erros  farão com que o conteúdo patrocinado, derrube sua reputação. Alguns possíveis clientes podem interpretar erroneamente a publicidade nativa, como sendo enganosa ou antiética. Por exemplo, se você fizer uma parceria com uma empresa grande, porém de um ramo de atividade totalmente diferente, causará estranheza. Essa parceria despertaria preocupação no leitor, porque não elas combinam.

Você precisa informar ao seu público que o conteúdo é patrocinado. Em contraste, você precisa ter em mente que o conteúdo deve corresponder com o estilo editorial da publicação escolhida. Garanta uma combinação perfeita entre às duas empresas; se você conseguir seguir esse princípio, o conteúdo patrocinado funcionará bem para sua empresa.

Crie um canal social da sua empresa

Se você ainda não possui uma rede social de sua empresa, considere seriamente a possibilidade de incluir essa estratégia em seu plano de marketing, nesse momento.

Você deve considerar o “design” do conteúdo postado, seu estilo, o tom, bem como seu formato. Na área de engenharia a questão visual, é um fator essencial por isso você precisa conseguir enxergar o produto final, antes que ele seja finalizado por isso desenvolva que postagens que cheguem muito perto dessa fase. Mostre todas as fases do projeto, a medida que ele vai avançando.

Utilize vídeos e imagens adequados ao seu feed de conteúdo. Envolva seus clientes, crie uma reação (interação) para eles darem suas opiniões e discutam ou enviem comentários e até compartilhem seu vídeo.