Dicas para reformar apartamento novo

Reformar apartamentos é sempre um desafio, geram dores de cabeça, atrasos, poeira e imprevistos, além do barulho e das dificuldades com alterações estruturais. Mas é necessário passar por isso para realizar o sonho de dar o seu próprio jeitinho ao imovel e um bom planejamento pode ajudar a minimizar ou te preparar para os problemas que irá enfrentar. Confira algumas dicas que a Construttoria preparou para te ajudar nesse processo:

Primeiros Passos

O primeiro passo é que você coloque no papel tudo aquilo que deseja refazer e trocar, logo após é necessário procurar por um designer de interiores ou arquiteto para que ele possa te auxiliar a definir o projeto levando em consideração questões como acabamento e infraestrutura necessária.

Além disso, é preciso incluir o desenho da planta de construção e demolição, forro de gesso, especificação dos materiais, hidráulica e distribuição de móveis. Faça o orçamento dos gastos com base na pesquisa dos materiais de obra e profissionais que irá contratar e faça um cronograma. Após o projeto ser 100% aprovado significa que poderá dar início a reforma.

Passos essenciais:

  • Medição

A etapa de medição é onde se inicia a reforma, é a etapa em que são tiradas todas as medidas para evitar imprevistos de dimensões.

 

  • Estudo e Projeto

Assim que terminar o processo de medição se inicia o levantamento das principais mudanças propostas, que normalmente é realizado por engenheiros e arquitetos. Logo após o projeto ser aprovado, é a hora de começar a criação detalhada que irá guiá-los pelo resto da construção.

 

  • Orçamento de obra

Para um bom orçamento é necessário estar tudo que será gasto na obra para que consiga prever de maneira mais detalhada, ressaltando sempre que se for para errar na quantidade erre pra mais. Não se esqueça de contabilizar materiais básicos, valores da mão de obra e acabamentos.

Invista na estrutura para instalações elétricas e hidráulicas 

Para que não aconteça imprevistos como fazer uma nova instalação ou ter que quebrar uma parede, é necessário investir na estrutura para instalações elétricas e hidráulicas pois pode causar grandes dores de cabeça. Além disso, é preciso um acordo com as normas de segurança, lembre-se que isso será fundamental para conforto e segurança da família. 

Escolha os materiais adequados

O recomendado é que você faça uma consultoria com um profissional para que ele te auxilie na escolha do material adequado, ressaltando que o dinheiro que irá gastar com o profissional pode dobrar caso aconteça um erro. Tome cuidado para não cometer erros comuns como material de qualidade duvidosa e pisos escorregadios.

Obtenha permissões

Por mais que muitas pessoas não considerem a obtenção de licença de construção necessária, pois pode retardar o processo de reforma, é uma das primeiras coisas que deve se correr atrás pois atende os requisitos estruturais e de segurança.

Escolha o profissional certo para a obra do seu apartamento

Nessa etapa é crucial consultar a inscrição dos profissionais, seja no CREA( Conselho Regional de Engenharia e Agronomia ) caso seja um engenheiro ou no CAU ( Conselho de Arquitetura e Urbanismo) para os arquitetos. 

Pintura

Nessa etapa é importante que faça testes com as cores que você mais gostar para ter absoluta certeza de sua decisão. Caso a pintura de seu apartamento novo seja feita por você mesmo, não se esqueça de colocar fitas para proteger janelas, pisos e portas.

Processo reforma do apartamento

A reforma do apartamento é dividida em quatro etapas: demolição, instalações, acabamentos e finalizações. A  primeira etapa é a demolição, conhecida como a  fase de bagunça e barulho na obra. É nessa etapa que é jogado fora todos os resíduos em caçambas. A próxima etapa é a de instalações onde são realizadas alterações na infraestrutura hidráulica, elétrica e ar condicionado.

Além disso, inclui a impermeabilização das áreas molhadas, sendo fundamental que a equipe seja coordenada por um profissional. A terceira etapa é a dos acabamentos, geralmente sendo a mais extensa da obra. Nela envolve assentamento de porcelanatos, produção de bancadas em granito e louças e metais. Quarta e última etapa, vem as finalizações que é quando ocorre montagem de marcenaria, pintura e instalação de espelho.

De forma resumida nossas dicas são:

  • Contratar um profissional capacitado para o projeto e depois fazer a aprovação junto ao condomínio e acompanhamento;
  • Planejamento, inclusive de todos os gastos de compras de materiais e pagamento de mão de obra;
  • investir na estrutura para instalações elétricas e hidráulicas;
  • estar sempre acompanhado o projeto junto aos profissionais;
  • Organização, com um bom cronograma e um gerenciamento adequado;
  • Compra de materiais de qualidade;
  • Contratação de trabalhadores qualificados e, de preferência, recomendados.

Apesar de todo o tempo e esforço dedicado a isso, é extremamente satisfatório conseguir deixar o apartamento do jeitinho que sempre sonhou, esperamos que essas dicas possam te ajudar a evitar imprevistos e acelerar o processo, afinal o que vai determinar o destino da sua obra é o planejamento.

 

Você também pode gostar...

Conteúdos

Abrir WhatsApp
💬 Precisa de Ajuda?
Construttoria
Olá 👋
Podemos te Ajudar?