Dicas para diferentes usos de cobogós para seu apartamento

Mas, o que é um cobogó? Antes de entendermos um pouco mais sobre a aplicação desse elemento decorativo, precisamos saber do que se trata, não é mesmo?

Cobogó é um tipo de tijolo vazado, normalmente feito de cimento, mas pode ser também fabricado a partir de outros componentes e acabamentos em tinta. Por trás desse objeto, existe uma história interessante. Ele foi criado em 1929 por três brasileiros, chamados Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckckmann e Antônio de Góes. Através de junção das iniciais dos sobrenomes dos três veio o nome “cobogó”. 

O estilo do cobogó foi inspirado em elementos feitos de madeira, com origem árabe, chamados muxarabis. Eles são muito utilizados em regiões como Índia e Marrocos, e servem normalmente para fechar janelas.

Fonte: Viva Decora

Além de decorar, os cobogós ajudam a iluminar e ventilar casas e apartamentos, podendo, por esse motivo, serem considerados parte de uma construção sustentável ecologicamente. Não é à toa que sua origem é nordestina, mais especificamente, pernambucana, lugar de altas temperaturas.

O elemento pode ter uma grande diversidade de desenhos e, apesar de ter sido projetado inicialmente para uso externo, pode ser uma excelente opção para interiores por contribuir para o aumento da luminosidade, sem perder a privacidade. É importante dizer, contudo, que ele não deve ser usado para substituir paredes, pois não suporta muito peso, logo, não tem nenhuma função estrutural.

Fonte: Viva Decora

Para utilizar os cobogós em seu apartamento, é necessário observar os locais que precisam de uma espécie de divisória, sem perder totalmente a conexão com o restante da casa. Vamos ver alguns exemplos.

1- Na sala

Fonte: Burgina Cobogó

Fonte: Conexão Decor

Fonte: Casa e Jardim

2- No quarto

Fonte: Pinterest

Fonte: Limão na Água

Fonte: Casa e Jardim

3- No banheiro

Fonte: Decor Fácil

Fonte: Leroy Merlin

Fonte: Strutturare

4 – Na cozinha

Fonte: Dicas de Mulher

Fonte: Casa Cláudia

Fonte: Pinterest

E você, qual dos estilos gostou mais? Usaria algum deles? Conta pra gente  🙂

Você também pode gostar...

Conteúdos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *