Como customizar móveis

Muitas vezes temos vontade de dar um ar novo ao nosso lar, afinal partimos do nosso próprio estilo e, consequentemente, o design do interior de nossa casa muda conforme nossos gostos. Você está cansada daquela cadeira de madeira que parece não combinar mais com a decoração do seu quarto? não se identifica mais com aquela cômoda velha mas se sente incapaz de se desfazer dela? Nós temos a solução!!!  

A Construttoria preparou esse artigo para mostrar que basta criatividade, sempre há um jeito de transformar uma peça antiga em um móvel que pareça novo. Confira a seguir:

Veja dicas de como customizar:

 

Escolha os móveis certos

O primeiro passo é avaliar o móvel que vai ser customizado, pois é essencial pensar nas peças adequadas. Na avaliação, é necessário conferir se são necessários reparos na estrutura e se certificar se estão em bom estado, depois é só usar a criatividade .

 

Pesquise referências

A pesquisa por referências é uma das partes essenciais de todo o processo, pois é uma maneira de se organizar melhor, compreenda seu estilo e tenha já em mente como quer deixar o móvel com sua cara. Nossa dica é utilizar perfis do Pinterest, a rede social cheia de tendências que funciona como um quadro de inspirações e ideias para uma infinidade de categorias, incluindo decorações.

 

Pintura de móveis antigos

Se você está procurando maneiras de customizar o seu móvel antigo, uma solução econômica e conveniente é pintá-lo! Pintar o móvel com uma cor diferente e depois aplicar uma camada de verniz já garante um novo aspecto totalmente novo que será capaz de transformar o ambiente e suprir sua expectativa de trazer vida e alegria para sua casa. Veja a seguir algumas dicas simples:

 

1) Em primeiro lugar, remova todos os puxadores que o móvel tiver e deixe eles separados;

2) Lixe bem a madeira para remover irregularidades e preparar o móvel para a pintura. As lixas mais adequadas para essa tarefa são as lixas de espessura mais fina. Assim que terminar, limpe o pó que ficou sobre a madeira com uma flanela;

3) Aplique uma primeira camada de primer sobre a superfície. É um passo importante, pois é  ele quem vai garantir a aderência da tinta e fazê-la durar;

4) O quarto passo é escolher a cor da tinta. O recomendado é a tinta do tipo esmalte à base de água, que pode tanto ser brilhante quanto fosca;

5) Aplique duas demãos (ou mais, caso seja necessário) da tinta no móvel e espere por volta  de 24 horas entre uma demão e outra, para dar tempo do produto secar completamente. Você pode aplicar a tinta com um rolinho ou pincel;

6)  Para que você possa ter um  acabamento fique perfeito, nossa dica é que você aposte em um verniz protetor para madeira. É uma espécie de tinta transparente que você pode aplicar com um pincel ou spray;

7) Por fim, recoloque os puxadores.

 

Aplicando papel contact ou tecido em um móvel antigo

Outra maneira de conseguir customizar o móvel é aplicando papel contact ou tecido! Caso você opte pelo tecido, é necessário cola branca e pincel. Basta passar a cola na superfície e cuidadosamente colando o tecido, o ideal é ir passando uma espátula para que o tecido possa ficar bem lisinho rente a madeira.

No caso do papel contact é ainda mais fácil, é só medir corretamente as dimensões da superfície que irá cobrir com o papel, após isso transfira as medidas para o contact, recorte e cole na madeira com o auxílio de uma régua ou espátula, lembre-se de alisar a superfície conforme for colando o papel para que não fique bolhas e estrague sua customização.

 

Gravuras para renovar um móvel antigo

As Gravuras são uma opção para aqueles que desejam dar mais personalidade e estilo ao móvel. O interessante das gravuras é a diversidade de maneiras que pode ser utilizada! No exemplo abaixo, foi utilizada uma transparência para desenhar a flor a partir do molde de um lençol.

 Logo após, foi posicionado o retroprojetor e assim a imagem foi transferida para o móvel com a ajuda de um lápis. Vale ressaltar que sabemos que nem todos tem um retroprojetor a disposição, portanto explore outras opções como um estêncil.

 

Laquear móveis

O processo de laquear móveis é um dos mais famosos entre aqueles que querem praticar o DIY(Faça Você Mesmo), ele tem o objetivo de fazer com que os móveis ou outros elementos de madeira que precisam ser reparados, ganhem de volta aquele visual que acabou de sair da fábrica.

Basicamente, customizar móveis antigos significa economizar dinheiro, e valorizar madeiras de alta durabilidade que não se encontram hoje em dia, com paciência e dedicação, é possível mudar ambientes fazendo pequenos ajustes em móveis e itens já existentes. Esperamos que nossas dicas te ajudem a deixar seu móvel novo e cheio de personalidade. 

 

 

Você também pode gostar...

Conteúdos

Abrir WhatsApp
💬 Precisa de Ajuda?
Construttoria
Olá 👋
Podemos te Ajudar?