O “software” AutoCad foi um dos pioneiros na indústria de projetos 3D, com mais de 30 anos de mercado. Ao longo desse tempo evoluiu muito, se tornando uma das ferramentas mais sofisticadas em projetos de construção civil. Sua versatilidade e suas estratégias de consumo o tornam uma das ferramentas mais poderosas que um profissional pode ter. Por isso, você deve considerá-lo como alternativa para seus projetos.
Hoje na área de engenharia e arquitetura, “softwares” são indispensáveis para a criação de projetos maiores, mais bonitos, seguros, organizados, que exigem organização entre várias áreas de uma empresa, de uma maneira muito mais assertiva, com muita rapidez e também utilizado para pequenos projetos.
O Autocad é um dos “softwares” mais utilizados e um dos mais conhecidos, por isso, dominar esse programa é essencial para o profissional dessa área, seja um projetista, engenheiro, arquiteto ou um “designer” de interiores. O domínio dessa ferramenta poderosa irá garantir êxito na área. Ajudaremos dando dicas básicas para quem está iniciando, e de como criar projetos.
Ter conhecimento de algo traz a possibilidade de aproveitar qualquer coisa de forma natural e mais rápida. No caso de um “software”, o usuário deve saber como utilizar bem todas as ferramentas disponíveis, de maneira intuitiva como: “para executar isso”, “essa função serve para”.
A maneira mais fácil de dominar algo é a prática. Para utilizar um “software” na execução de um projeto no trabalho, é essencial treinar, praticar muito e se aperfeiçoar antes de um projeto real.
Saber utilizar os comandos, rápido e harmoniosamente bem entre si, saber os atalhos de cada função ao invés de só utilizar os ícones, fará com que você se torne um profissional mais ágil e diferenciado na utilização do AutoCad.
Para o melhor aprendizado do AutoCad, há vários cursos técnicos disponíveis criados com essa finalidade, mas também várias dicas e aulas do básico ao avançado na internet, inclusive com profissionais reconhecidos e muito experientes.
Há uma grande vantagem para quem utiliza o AutoCad, pois ele permite que o usuário utilize vários plugins na elaboração dos projetos. Eles proporcionam praticidade e agilidade no processo de criação, tornando-o mais prático, além de elevar a qualidade do mesmo porque, faz com que as funções manuais mais complexas, se tornem automatizadas.
Em um mundo cada vez mais competitivo, a pressa se torna um elemento a ser considerado, porém, quando se trata de aprendizado, a pressa não se deve ser priorizada, afinal fazer isso provavelmente significa abdicar da qualidade do seu projeto. Construa esse aprendizado constantemente, mas passo a passo, com paciência.
Você pode ter um cliente que o cobre por conta do prazo, mas ele ficará muito mais satisfeito com um projeto elaborado corretamente, que seja seguro, com qualidade e que não tenha sofrido negativamente por interferência da pressa.
Use o tempo a seu favor, sem horas excessivas e desgastantes de trabalho, afinal você tem nas mãos, uma ferramenta que lhe permitirá economia e agilidade do tempo, enquanto você dominar sua funcionalidade. Esse conhecimento não eliminará a necessidade de seu tempo de folga, e nem que seu projeto seja revisado por outro profissional de sua equipe.
Lembre-se também, de não perder o olhar crítico necessário, para garantir que não cometa pequenos erros, mantenha sempre a precisão.
Apesar das vantagens e funcionalidades que o AutoCad proporciona (citadas até aqui), jamais substituíra as ideias, soluções e a expertise de um profissional, elas continuam sendo fundamentais. Um “software” não fará mágica, por isso sozinho não trará imaginação e nem formas ao seu projeto, isso precisa ficar muito bem claro para você e seu cliente, para evitar atritos e expectativas erradas.
Como profissional, você precisar alinhar as ideias e conceitos do seu cliente com o benefício de utilizar o AutoCad, deixando bem claro sobre as vantagens de sua utilização. Forneça ou apresente um projeto seu, mostre como é a sua visualização na fase final, isso fará com que fique mais tranquilo e confiante em seu trabalho.
A medida que o projeto avança, forneça uma impressão do desenho para manter o alinhamento entre a solicitação do seu cliente e o que foi projetado por você, nas várias fases do projeto.
Se o AutoCAD, ainda não faz parte da sua rotina profissional em seus projetos de engenharia ou de arquitetura, apresentamos aqui estão algumas razões pelo qual, você deveria reavaliar sua situação e transformar a maneira de elaborar seus projetos e tornar esse processo de mais fácil. O Autocad vem se mantendo, como uma forte tendência como “ferramenta” de projetos.
Um dos benefícios principais do AutoCAD em projetos, é que ele permite que você elaborá-lo em escala. Você precisa iniciar o projeto escolhendo as unidades de medida apropriadas, conforme sua área de atuação. Você pode desenhar seu modelo na escala 1: 1.
Isso possibilitará que você determine o tamanho real do projeto que está elaborando. Você pode também, fazer o ajuste da escala para ver como ficaria em vários tamanhos, sem alterar o desenho.
Se você estiver trabalhando em um projeto grande e complexo, com a utilização do AutoCAD terá uma visualização bem detalhada e ampliada do projeto, basta se deslocar em qualquer área do desenho, utilizando o comando básico de zoom, ampliando ou diminuindo o campo de visualização. A sua utilização é bem simples e fácil de navegar, permite visualizar o projeto de diferentes perspectivas e distâncias.
O AutoCAD possibilita desenvolver qualquer projeto com precisão, basta optar pelo tamanho exato e alinhamento que você deseja.
Na tela, há uma grade retangular. Você pode selecionar qualquer secção da grade para localizar o ponto desejado. Se isso não for suficiente para você, ainda poderá utilizar o teclado para inserir as coordenadas exatas do local em que deseja iniciar seu projeto.
O comando de “snap” de um objeto possibilita que você se posicione em qualquer local de um elemento. Ele irá posicionar automaticamente nos pontos principais desse elemento como: o centro de um círculo, no ponto central ou extremo de uma reta, de forma automática eliminando a necessidade de medir esses pontos para posicioná-los “manualmente”.
Você não precisa gastar muito tempo e nem um longo processo, apenas para fazer uma pequena alteração no seu projeto, utilizando o AutoCAD. Você pode elaborar ou alterar projetos de um modo muito mais rápido e fácil, do que se tivesse fazendo um desenho em uma prancheta, apenas usando as ferramentas e comandos simples desse “software”.
Em um projeto preliminar, provavelmente você passará por vários rascunhos, exigindo que você faça ajustes constantemente no seu projeto até obter o produto desejado. Redesenhar toda vez que for necessário fazer uma alteração, exige muito tempo. Com o AutoCAD, isso não será necessário. Você poderá simplesmente ajustar o desenho original, revisando-o em qualquer fase durante o processo de produção.
Todas as ferramentas e comandos de edição do “software” garantem que você nunca terá de refazer um elemento, se não quiser. Apenas será necessário fazer uma cópia, ou estender, cortar, rotacionar, redimensionar e mover o que já foi feito.
Ao utilizar este “software”, a margem de erros será bastante reduzida. Ao cometer um erro, só será necessário que você selecione o botão ‘desfazer’ e recomeçar. É muito mais simples e isso acelera ainda mais o processo de elaboração do projeto.