Crianças correndo, carro entrando e saindo da garagem, pisos molhados, cachorros brincando: essas são algumas situações bem comuns na casa de diversas pessoas.
Por isso mesmo, o momento de decoração pode gerar muitas dúvidas e dificuldades, principalmente quando se trata da escolha do piso ideal para suprir as necessidades.
Se você está reformando a sua casa ou pensando na reforma dos sonhos, fique atento às dicas da Construttoria para escolher o piso correto para cada ambiente:
Sua casa é dividida em áreas molhadas e áreas secas.
Muitas pessoas não sabem disso, mas essa é a primeira característica que você deve ter em mente no momento de escolher um piso.
As áreas secas são aquelas que não recebem o uso contínuo de água, como a sala de estar, sala de jantar, quarto e escritório.
As áreas molhadas são todas aquelas que envolvem o uso de água, como banheiro, cozinha e lavanderia.
Tendo essa diferenciação em mente, é possível começar a planejar o piso ideal para a necessidade de cada ambiente.
Piso Porcelanato
Está super em alta e possui uma variedade de cores e texturas, como mármore e madeira.
O porcelanato tipo madeira é ideal para ambientes de relaxamento, como a sala de estar. Provoca a sensação de aconchego e aquecimento.
Para áreas molhadas, como a cozinha e banheiro, o porcelanato mais indicado é o acetinado, pois não são escorregadios.
Pensando em áreas externas, como garagem, varanda e jardim, o uso do porcelanato esmaltado é perfeito por ser mais rústico e menos escorregadio.
Piso laminado
É um material que conta com diversas vantagens, como alta durabilidade, fácil manutenção e isolante térmico.
São indicados para áreas secas, como salas e quartos. Para proporcionar a sensação de aconchego, os pisos laminados de madeira são excelentes e contam com um incrível custo-benefício.
Piso vinílico
Super versátil e também recomendado para as áreas secas.
É fácil de limpar (um pano úmido já resolve o problema), resistente a manchas e conta com uma variedade incrível de cores e modelos diferentes ambientes da casa. Reproduz perfeitamente a madeira, proporcionando conforto e aconchego para o quarto e sala.
Caso esteja pensando em usá-lo como piso para banheiro, deve colocá-lo apenas nas áreas secas, como na região do vaso e pia.
Dica: Se você tem filho ou está planejando uma gravidez, o piso vinílico é indicado também para o quarto da criança. Seu modelo emborrachado é mais seguro para ficar descalço e engatinhar.
Piso cerâmico
Podem ser utilizados tanto em ambientes internos, quanto em ambientes externos.
São altamente recomendados em regiões que fazem muito calor por serem mais frios. Em cozinhas também são indicados por serem de fácil limpeza e alta durabilidade.
Um detalhe importante para ficar de olho na compra desse piso, é o PEI, que é o seu índice de resistência.
Para áreas internas, como sala, quarto, cozinha e banheiro, o PEI deve estar entre 1 a 3.
Já para as externas, o PEI deve estar entre 4 ou 5.
Esses são alguns dos usos mais recorrentes de cada piso, mas lembre-se sempre de contar com a ajuda de um profissional para guiá-lo da melhor forma no momento de escolha.
Gostou deste blog? Compartilhe com um amigo que está reformando ou pensando na reforma dos sonhos!
Desde a planta do projeto até a obra e decoração: A Construttoria está aqui para ser a solução da sua casa ou apartamento.
Solicite agora o seu orçamento na melhor empresa de reformas de São Paulo!