Apartamento estilo industrial

Quem não deseja um lar bem decorado e aconchegante, não é mesmo? No entanto, na hora de criar a identidade visual de um ambiente, é normal que as pessoas se sintam perdidas com tantas informações. Afinal, há diversos estilos de decoração e cada um conta suas particularidades.

Por esse motivo, a Construttoria preparou esse artigo que pode te ajudar nessa jornada, hoje iremos falar sobre apartamento estilo industrial que vem fazendo bastante sucesso. Confira mais a seguir:

 

Estilo Industrial

Esse é um dos estilos de decoração que mais tem feito sucesso. Ele traz tubulações aparentes, concreto, madeira, metal e vigas expostas. A ideia é criar um clima de armazém ou galpão. Por isso, o pé direito costuma ser alto.

 

Como adotar o estilo industrial na decoração da casa ou do apartamento?

Na década de 60, em Nova York, artistas e escritores começaram a ocupar antigos galpões, onde antes eram fábricas, para transformá-los em ambientes para trabalhar e morar ao mesmo tempo. Assim, surgiram os famosos estúdios e lofts com pilares, vigas, instalações elétricas e hidráulicas aparentes e a decoração rústica e descolada que hoje caracteriza o estilo industrial, que é uma das maiores tendências da decoração mundial. Aqui no Brasil, junto com a essência arrojada, o décor vem firmando seus adeptos agregado a dois quesitos: praticidade e economia.

Em linhas gerais, quem opta por pela decoração no estilo industrial aprecia a integração dos ambientes e um toque mais ‘imperfeito’, evidenciado pelo efeito único de elementos estruturais do concreto presente nas lajes e pilares aparentes, o tijolinho visível, bem como as tubulações de elétrica.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         

Mobília do ambiente

Na escolha dos móveis, as peças multifuncionais e modulares são deliberações que harmonizam bem devido a versatilidade. Móveis como sofás modulares, camas rebatíveis, carrinhos e mesas laterais permitem uma flexibilidade de uso que combina muito com a integração do espaço trazida por esse estilo. E além disso, elementos em metal, concreto, vidro e madeira reforçam a linguagem industrial no mobiliário.

Existem diversos materiais e revestimentos que podem ser utilizados para dar um tom industrial. Os mais comuns são o concreto ou os porcelanatos que simulam o efeito, bricks que emulam diferentes acabamentos do tijolinho aparente, o subway tile e pisos de madeira ou cimento queimado, entre outros componentes.

Partindo da premissa de que o projeto começa a partir da base neutra do cinza do concreto, é possível criar ambientes mais aconchegantes apostando nos tons terrosos dos tijolinhos e madeiras. Em relação às cores, tons sóbrios e escuros deixam os elementos mais elegantes e masculinos; e cores mais vibrantes conferem descontração e ousadia. Por isso é importante conhecer sua personalidade para escolher o caminho que vai representá-lo melhor na decoração.

Além disso, os azulejos em tamanhos menores também fazem sucesso – bons exemplos são os modelos de 10 x 10 cm ou 20 x 20 cm –, que trazem um toque retrô. 

Por onde começar?

Para quem procura decorar com o estilo industrial, antes de tudo é preciso estudar o espaço que se tem e começar com elementos estruturais aparentes da residência. Se o local não tem materiais interessantes para deixar aparente, pode-se aplicar texturas de cimento queimado ou tijolinhos, que criam uma boa base para o espaço. Já quando se trata da iluminação, a instalação de pendentes com elementos metálicos e lâmpadas com filamento reforçam o clima industrial. O recomendado é utilizar a iluminação branco quente (temperatura de cor entre 2700K e 3000K), para deixar os ambientes mais agradáveis e acolhedores. 

Quais as vantagens de um apartamento loft? 

Conforto

Uma das grandes vantagens desse tipo de apartamento é o conforto. Pelo fato de ter seus espaços integrados e pé-direito alto, independente do tamanho do apartamento, isso gera uma sensação de amplitude e, consequentemente, se torna mais confortável.

Facilidade de manutenção

A integração dos ambientes também facilita muito para a manutenção do imóvel. O estilo industrial pode deixar o local mais funcional e mais fácil de manter sob controle, em praticamente todos os aspectos. 

É um bom investimento

O apartamento industrial é um modelo de imóvel que traz vantagens tanto para morar quanto para simplesmente investir. Isso porque esse imovel agrada diferentes perfis de moradores, o que significa que tem uma boa procura. Sendo assim, seja para morar ou para alugar/investir, dificilmente o comprador de um apartamento industrial sairá em prejuízo.

 

Gostou de saber mais sobre apartamento estilo industrial? Gostaria de receber mais dicas e ler mais textos como esse? Então continue nos acompanhando por aqui!

Você também pode gostar...

Conteúdos