A importância do conforto acústico no bem-estar dos ocupantes

No inconfundível PINAH, o selo WELL garante a saúde e o bem-estar humano por meio de 10 categorias: qualidade do ar, água, nutrição, luz, movimento, conforto térmico, som, materiais, saúde mental e comunidade.

O critério relacionado ao som abrange um aspecto fundamental para a saúde e bem-estar dos ocupantes – o conforto acústico. Confira abaixo a importância deste fator nas construções.

O conforto acústico em ambientes internos

A definição de ‘som’ refere-se às respostas e reações humanas às vibrações mecânicas conduzidas por um meio, como o ar. Diante disso, o conforto acústico deve ser altamente considerado na projeção de ambientes.

O estudo “O impacto de ruídos de baixa frequência no desempenho mental humano” demonstra que a ausência de recursos e soluções que atendam a esse critério pode causar insatisfação aos ocupantes de ambientes, devido à falta de privacidade entre os espaços e a dificuldade de concentração na execução de tarefas.

Nos interiores, recursos de isolamento acústico são fundamentais para preservar o foco e a produtividade dos ocupantes, bem como para evitar o estresse e o desconforto relacionados à superexposição de ruídos.

Saúde e bem-estar em ambientes internos

Conforto acústico no PINAH

conforto acústico nos interiores é capaz de beneficiar a saúde e o bem-estar dos ocupantes a longo prazo, fator comprovado pelos estudos “Perspectiva Europeia sobre a Carga Ambiental de Doenças” e “Uma investigação longitudinal dos estressores de ambientes de trabalho sobre o desempenho e o bem-estar de trabalhadores de escritório”.

Essas pesquisas demonstram que a ausência de exposição a fontes de ruídos – barulhos do tráfego de veículos na rua, por exemplo – pode evitar males como distúrbios do sono e hipertensão. Sintomas como alterações no humor, dor de cabeça e irritabilidade também são comuns em construções em que há ausência de isolamento acústico.

Diante disso, ambientes projetados com soluções de conforto acústico exercem importante influência no sossego, bem-estar e saúde dos moradores.

Conforto acústico com o WELL Sound

Mulher aproveitando conforto acústico do PINAH

Derivado do selo WELL – um dos grandes diferenciais do PINAH –, o conceito WELL Sound molda as experiências dos ocupantes no imóvel-arte por meio da identificação e mitigação de parâmetros de conforto acústico.

Com uma abordagem holística, o WELL Sound aplica critérios e elementos ligados ao isolamento acústico baseado em pesquisas que comprovam a capacidade dos edifícios de elevar a saúde e o bem-estar dos ocupantes.

No PINAH, diversos diferenciais construtivos asseguram o conforto acústico dos moradores, como: tratamento termoacústico nos pisos e nas paredes das unidades; calefação por meio de piso aquecidomanta acústica nas lajes entre as unidades; portas com borracha de vedação acústica e esquadrias minimalistas de alta performance termoacústica.

Esses recursos irão preservar, a cada instante e em cada ocasião, a privacidade, o sossego e o conforto dos moradores, resultando em dias plenos de bem-estar e qualidade de vida. Para conferir mais detalhes sobre o PINAH e o estilo de vida diferenciado que ele oferece na alameda mais charmosa da cidade, confira a página desse inconfundível imóvel-arte!

Você também pode gostar...

Conteúdos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *